fiscalização

Em seis meses, 1,5 mil ligações de energia elétrica foram regularizadas em Santa Maria

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A tecnologia tem sido uma importante ferramenta usada pela RGE no combate de fraudes e irregularidades na energia elétrica, popularmente chamadas de "gatos". Somente no primeiro semestre deste ano, foram mais de 5 mil inspeções em 22 cidades da Região Central. Das 5.126 fiscalizações, 1,5 mil ligações foram regularizadas, sendo que 454 eram fraudes.Isso significa 3,7 megawatt-hora (MWh), quantidade suficiente para abastecer 2 mil casas por ano levando em consideração um consumo médio de 150 KWh ao mês para casa uma. 

A cidade com maior número de ligações irregulares foi Santa Maria. Na cidade houve 2.187 inspeções que resultaram em 714 irregularidades, sendo 244 fraudes. Quando identificada uma fraude de energia, a distribuidora também cobra os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o furto.

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Além de apresentar riscos, o furto de energia elétrica é considerado crime. O custo da energia energia é pago por todos consumidores, desde a sua geração até a distribuição, ou seja, todos pagam pela energia roubada. Além disso, as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas aumentando o risco de choques, incêndios e acidentes. 

NO ESTADO
No total, em toda sua área de concessão, a companhia realizou 70.557 inspeções e conseguiu regularizar 10.228 ligações, das quais 4.608 eram fraudes. A energia recuperada, cerca de 24,5 mil MWh, abasteceria 13.627 residências por um ano. Para se ter uma ideia, em 2019, 70 pessoas foram presas em flagrante em operações realizadas pela RGE em parceria com a Polícia Civil e a Brigada Militar.

 - A RGE realiza constantemente importantes ações de combate às fraudes e furtos em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais, que têm auxiliado significativamente o trabalho. A empresa também investiu em novas tecnologias e treinamento das equipes, aprimorando seus processos de monitoramento e análise - afirma Danillo Ferreira Lelis, Gerente de Serviços de Recuperação de Energia da RGE.

TECNOLOGIA COMO ALIADA 
A RGE tem investido em inteligência artificial com alarmes que direcionam as inspeções. Assim,  a companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, o grupo também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.

COMO DENUNCIAR
É possível denunciar, de forma sigilosa, as irregularidades no consumo de energia elétrica. Clientes da RGE podem usar o aplicativo CPFL Energia, pelo canal de denúncias no site ou ainda pelo e-mail [email protected]

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